DEPARTAMENTO JURÍDICO | ORIENTAÇÃO |
Obrigatoriedade do ponto eletrônico é adiada pela 3ª Vez – o prazo, desta vez, será até 1º de janeiro de 2012.
Obrigatoriedade do ponto eletrônico é adiada
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) adiou ontem, 03/10/2011, pela terceira vez, o início da fiscalização das empresas que trabalham com o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP), que deveria ter início ontem.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e informa que as empresas agora têm até o dia 1º de janeiro de 2012 para se regularizar.
Especialistas acreditam que a mudança é consequência da baixa adesão ao novo sistema: de um milhão, apenas 100 mil empresas atualizaram os relógios de ponto, de acordo com os dados do próprio ministério.
A norma foi regulamentada em agosto de 2009, visando empresas que trabalham com o registro de ponto substituíssem os relógios mecânicos pelos eletrônicos, a fim de coibir "operações fraudulentas na marcação dos horários, como alteração de registros de horas trabalhadas". O ministério estima que as empresas deixam de pagar cerca de R$ 20 bilhões em horas-extras por ano.
A princípio, as empresas tinham até 26 de agosto do ano passado para atualizar seu sistema de pontos, mas o início da fiscalização foi ampliado porque não havia equipamentos necessários para atender à nova regulamentação. O prazo foi prorrogado para 1º de março deste ano, que foi alterado para 3 de outubro.
Fonte:- JORNAL DA TARDE - ECONOMIA
José Roberto Silvestre Assessor Jurídico |