São Paulo, 10 de Dezembro de 2017
busca
ÍnicioAssocie-seBuscaAtendimento
 
 
 

 

 


As estruturas nascem a partir das necessidades de grupos, comunidades, etc, que
buscam resolver seus conflitos através de uma nova entidade representativa de seus anseios, desejos e satisfações. Geralmente passam por um longo período de crescimento, talvez seja melhor amadurecimento, até adquirir a consistência necessária para efetuar as realizações para as quais foram designadas. Assim estamos vendo, dentro do Complexo Cooperativo de Saúde, a criação de apêndices como Seguradora, Unicred, etc, com o objetivo de facilitar a atividade fim da Cooperativa. Vislumbrando a necessidade destas novas estruturas, como facilitadora do processo organizacional do cooperativismo para atingir seu objetivo final.
O tamanho ideal, de cada estrutura, é definido pelo complexo motivador de sua criação e regido pelas leis de mercado. Assim, não podemos definir padrões de quantificação, mas podemos definir padrões comportamentais de operacionalidade e de procedimento ético. Entretanto, nenhum processo de criação de uma ética é bem sucedido se não partir do engajamento inicial e da liderança dos dirigentes. O principal líder do processo precisa ter uma atitude ética transparente e reconhecida. E uma retroalimentação é fundamental para manter a direção adequada e não haver perda de rumo.

Motivado por uma necessidade específica e vislumbrando uma realidade futura, foi que o Complexo Unimed criou, há 16 anos atrás, o Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos. Neste período, conseguimos superar as dificuldades iniciais e buscar as definições para o verdadeiro rumo que se pretende para esta entidade, representativa de todo um Sistema, com um objetivo definido e vários há serem delineados.

O tamanho deve ser o suficiente para atender as demandas operacionais necessárias. O importante é ter uma estrutura sindical forte que possa equilibrar a balança das negociações, que possa servir de paradigma nas orientações trabalhistas e que seja uma fonte inesgotável de consulta.

Foi preciso, também, formar um procedimento ético. A mesa de negociação exige determinado comportamento mostrando, com transparência e conhecimento, as possibilidades de ambos os lados e apresentando propostas honestas de entendimento.

Ao completar, em 2007, seus 18 anos de existência, cremos que o Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos está muito próximo do seu tamanho adequado, mas forte o suficiente para cumprir seu objetivo definido, as negociações coletivas de trabalho. Formou uma consciência ética e, por isto, recebe inúmeras manifestações de apoio e respeito. Está preparado para delinear novas frentes de atividades atendendo a expectativa de suas representadas. Nasceu a partir do Sistema Unimed e para com ele tem um grande compromisso a cumprir.



 
 
 
 

 

Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos
Alameda Santos,1.827 – 10° Andar – Cerqueira Cesar –São Paulo – CEP: 01419-000.
Telefone: 3265-4573 /3265-4572 FAX :3265-4571