São Paulo, 10 de Dezembro de 2017
busca
ÍnicioAssocie-seBuscaAtendimento
 
 
 

 

 


27 Anos de Legitimidade na Representação das Cooperativas de Serviços Médicos. O Sindicato nasceu há vinte anos para fins de estudo, coordenação e representação legal da categoria econômica das cooperativas de serviços médicos, em todo o território nacional.


As suas finalidades, conforme estão definidas em seu estatuto, são: representar legalmente as Cooperativas de Serviços Médicos que operam em sua área de ação; coordenar, defender, dirigir e proteger a categoria econômica representada; colaborar com os poderes públicos; colaborar com as demais associações, visando o desenvolvimento do cooperativismo, à solidariedade social e aos interesses nacionais.

Histórico

No dia 18 de março de 1989, nas dependências da Associação Paulista de Medicina, localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278 - 10º andar, reuniram-se representantes de cooperativas de serviços médicos com o propósito de fundar um Sindicato Nacional para essa categoria.


O Presidente da comissão organizadora foi o Dr. Edmundo Castilho, Presidente da Unimed do Brasil, que teve como seu secretário, o Dr. Ronaldo Monteiro.


As razões para a constituição desse Sindicato foram bastante fortes, afinal era preciso destacar os diferenciais do trabalho de cooperativismo médico e evitar a confusão com as medicinas de grupo que têm sua atividade voltada principalmente aos fins lucrativos.


Cooperativismo significa atuar mutuamente na busca de um objetivo comum, baseando-se em princípios como: livre adesão, gestão democrática, desenvolvimento da educação, colaboração intercooperativa, humanismo, liberdade, racionalidade e solidariedade, entre outros.


Nesta mesma reunião foi eleito o primeiro presidente, Dr. Wedner Souza da Costa; o secretário, Dr. Luiz Derli Tolotti e o tesoureiro, Dr. Sebastião Conrado Azevedo Souza. E também criado o estatuto, atendendo às exigências da Consolidação das Leis do Trabalho e as particularidades das Cooperativas de Serviços Médicos.


Nesses anos, várias pessoas deram sua contribuição para a existência e funcionamento do Sindicato. Mudamos várias vezes de endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, Alameda Santos, Rua Genebra, até que conseguimos adquirir nossa sede própria, localizada à Rua Maria Paula, 123 - conj. 152, mas sempre ao lado e contando com o apoio das nossas filiadas.


De acordo com a deliberação da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 22/11/2002, a denominação deste Sindicato, passou a ser Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos, SINCOOMED, restringindo sua representação às Cooperativas de Trabalho Médico no Território Nacional.


Por enquanto estamos atingindo nossos objetivos, mas faremos sempre mais e melhor para as nossas filiadas, porque esta é a filosofia do Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos.
 


QUADRIÊNIO 2017/2021

 

Diretoria

 

Diretor Presidente:
Dilson Lamaita Miranda
Unimed Três Pontas/MG

 

Diretor Administrativo:
Gilson de Souza Lima
Unimed Centro Sul Fluminense/RJ

 

Diretor Financeiro:
Luiz Derli Tolotti
Unimed Porto Alegre/RS

Diretor Integração:

Eder Balliari

Unimed Tatuí/SP

 


 
Conselho Fiscal

 

1° Conselheiro:
Paulo Pimenta de Figueiredo Filho
Unimed Belo Horizonte/MG

 

2º Conselheiro:
Luiz Antônio Bereta
Unimed Capivari/SP

 

3º Conselheiro:
Manoel Arcísio Rocha Araújo
Unimed Governador Valadares/MG

 


 
Suplentes do Conselho Fiscal

 

1º Suplente:

Claudio Laudares Moreira  

Unimed Alfenas /MG

 

 2º Suplente:
José Milton Cunha Mirenda
Unimed Pelotas/RS

 

3º Suplente:
Francisco José Almada Rangel
Unimed São Roque/SP

 

 

 

 
 
 
 

 

Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos
Alameda Santos,1.827 – 10° Andar – Cerqueira Cesar –São Paulo – CEP: 01419-000.
Telefone: 3265-4573 /3265-4572 FAX :3265-4571